Marcadores

quarta-feira, 9 de março de 2016

13 Benefícios da Jaca

Para Que Serve e Propriedades?



As frutas e alimentos naturais são fundamentais para uma dieta bem equilibrada, e a inserção de uma ampla variedade é o que pode contribuir para o cardápio se manter inovado. A jaca não é uma fruta tão fácil de ser encontrada, mas pode contém significativa contribuição não só para a saúde, mas também para a boa forma. Sabendo quais são os benefícios da jaca e para que serve a fruta em sua alimentação, você ainda ficará por dentro de todos os nutrientes contidos nos gominhos. Quem sabe você não ganha mais uma alternativa para os lanches, e ficará inda mais de olho na relação entre cuidados com o corpo e bem estar.

Propriedades da Jaca


Original da Índia, a exótica jaca foi trazida para cultivo no Brasil ainda no século 18. Ela pode ser classificada em 3 categorias, a jaca manteiga, jaca mole e jaca dura. Uma unidade da jaca pode ser dividida para diversos lanches, o que pode garantir a contribuição por mais tempo que você imagina.
Os benefícios da jaca são justificados pela presença de diversas vitaminas, como A, de complexo B, C, E, K, e inúmeros minerais de função representativa para o corpo, como o Cálcio, Cobre, Ferro, Manganês, Magnésio, Fósforo, Iodo, e muito mais.
A jaca possui baixa porção e gorduras, mas é um excelente contribuinte energético, muito recomendada para dietas, além de 80% de sua composição ser água. É importante lembrar que a fruta pode ser encontrada em diferentes receitas, com isso, ela também pode ser incorporada a receitas não tão saudáveis assim, como em forma caramelizada, com alto teor de açúcar, sendo prejudicial não só à saúde, mas também retardando os efeitos esperados de uma dieta. A versão de doce pode ser consumida, desde que, moderada e eventualmente.
É importante sabermos para que serve a jaca, pois ela pode contribuir de múltiplas formas com a nossa saúde, mas em casos específicos, como de diabéticos e pessoas que devem restringir o consumo de açúcar, a fruta pode oferecer alguns efeitos negativos, como ocorrência de hiperglicemia, em caso de ingestão exagerada.

Informações nutricionais da Jaca

Porção de uma xícara de jaca fatiada (165g)
Energia155 calorias
Carboidratos39,6 g
Proteínas2,4 g
Gorduras0,5 g
Fibras2,6 g

13 Benefícios da Jaca – Para Que Serve

Veremos a seguir os principais benefícios da jaca, entendendo para que serve exatamente com relação a saúde e boa forma.

1- Efeitos antienvelhecimento da pele

Reduzindo os impactos da idade, os benefícios da jaca podem ser convenientes para tornar menos evidentes as marcas e expressões. Tanto com a ingestão quanto com a aplicação sobre a pele é possível obter resultados significativos. A jaca contém antioxidantes que auxiliam na proteção contra radiação UV e retardam as evidências decorrentes do avanço da idade. A água contida na fruta pode contribuir com a aparência e hidratação da pele, mantendo-a com brilho e textura macia.

2- Cabelos bonitos

A suplementação de vitamina A para a saúde de seus cabelos pode ser substituída pela presença da jaca em sua alimentação. Essa vitamina pode reforçar o brilho e hidratação dos fios, além de reparar o aspecto quebradiço e seco. Os benefícios notados na saúde dos cabelos também são obtidos a partir da ação dos nutrientes sobre a circulação sanguínea.

3- Fortalece o sistema imunológico

Uma dieta sem equilíbrio de nutrientes pode gerar inúmeras consequências à saúde, por isso é dito que o sistema imunológico deve ser preservado e sempre fortalecido. A jaca contribui para que o seu corpo e mantenha forte e protegido contra adversidades externas, pois é rica em vitamina C e antioxidantes que agem contra a ação de radicais livres. Os minerais, dentre estes, o Magnésio, Manganês e Cobre podem fortalecer o sangue, além de otimizarem a absorção de Ferro.
Esse benefício da jaca pode prevenir o corpo de resfriados, gripes, além de evitar casos de anemia. A jaca pode ajudar na redução de cansaço constante, desmaios e fadigas.

4- Efeito energético

Conveniente para um melhor rendimento nos treinos, a jaca pode contribuir com a qualidade de seus exercícios, pois através de carboidratos e calorias amigas, a fruta pode fornecer também açúcares simples, nomeados como frutose e sacarose, que fornecem energia de forma rápida, melhorando a performance nas atividades, tanto em exercícios cardiorrespiratórios, quanto no levantamento de cargas. Ao consumir 100 gramas de jaca, você estará adicionando 24 gramas de carboidratos à sua refeição. Isto pode ajudar sua nível de energia para atividades físicas, e se combinado com um cardápio proteico, pode impulsionar a nutrição os músculos, favorecendo o processo de hipertrofia.

5- Ação antioxidante

Preservando a saúde, um dos benefícios da jaca que mais podem contribuir com a proteção do corpo é a ação anticâncer, onde os flavonoides, fitonutrientes e antioxidantes assumem essa responsabilidade. Eles são responsáveis por combater a ação de radicais livres que podem gerar efeito oxidativo ao organismo. Favorecendo a eliminação das toxinas, a jaca é apontada como aliada para a proteção de câncer de pulmão, Cólon, e outras doenças degenerativas.

6- Sistema cardiorrespiratório

Auxiliando na frequência dos batimentos cardíacos e comportamento geral do coração, a jaca pode contribuir com o equilíbrio da pressão arterial, e esse benefício é obtido devido à presença de Potássio, mineral com função de controle sobre os níveis de Sódio, também reduzindo a possibilidade de ocorrência de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral. Os nutrientes da jaca, principalmente as vitaminas de complexo B, podem apoiar a redução dos níveis de homocisteína na corrente sanguínea, fator importante para a saúde do coração.

7- Bom funcionamento do intestino

De olho na eliminação das toxinas prejudiciais à saúde, a jaca ainda oferece fibras dietéticas que induzem ao bom funcionamento da flora intestinal. Esse efeito reduz os desconfortos abdominais e inchaços. Pode-se notar que a constipação se tornará menos frequente devido a esse efeito laxativo, tornando o processo de digestão muito mais fluido. A jaca também é indicada para a prevenção de ulceras.

8- Olhos saudáveis

A vitamina A e os famosos antioxidantes contidos na fruta possibilitam a também proteção de sua visão, que é conveniente para prevenir a degeneração macular e casos de Catarata. O responsável pelo beneficio é o betacaroteno, que é convertido na vitamina A, a qual impulsiona a saúde dos olhos, e previne infecções e degeneração de membranas mucosas e córneas. A jaca ainda é eficiente na proteção contra os raios UV, preservando a retina.

9- Sistema respiratório

Pesquisas afirmam que não só a fruta oferece benefícios para também sua raiz. O chá da raiz de jaca é recomendado para proteger contra a poluição e reduzir os sintomas de asma. Ela pode agir melhorando a respiração e liberando as vias. É importante lembrar que a asma não tem cura, por isso, o que se espera é que as reações sejam apenas controladas.

10- Ossos saudáveis

Ossos fortes são um os requisitos para o bom rendimento nas atividades físicas. A jaca é fonte de minerais importantes para esse fortalecimento, como o Cálcio e o Magnésio. Se o consumo dos gomos se tornar regular, pode-se apontar a fruta como contribuinte para a prevenção de osteoporose. A perda de Cálcio também pode ser controlada devido à porção de Potássio que é oferecida, favorecendo a densidade óssea.

11- Equilíbrio da tireoide

Os desequilíbrios com níveis de hormônios podem influir não só na saúde, mas também na estética, pois há inúmeras pessoas que sofrem com descontrole sobre os níveis de tireoide. Os benefícios da jaca podem atingir o funcionamento metabólico da tireoide, auxiliando no controle, reduzindo ou prevenindo os impactos sobre o organismo.

12- Reduzir sintomas de hemorroidas

Esse é um problema que atinge mais pessoas que sabemos, por isso é importante termos conhecimento de que a jaca pode prevenir ou reduzir os sintomas causados por hemorroidas e desconfortos causados por inchaços na região anal. As fibras auxiliam na melhor eliminação das fezes, evitando e reduzindo as dores, sangramentos e desconfortos no momento da excreção.

13- Ajuda no emagrecimento

Um dos benefícios da jaca menos conhecidos é a contribuição para a perda de peso. A fruta não é rica em gorduras saturadas, e ainda contém baixo percentual de Sódio, o que não contribui com retenção de líquidos e inchados. As fibras dietéticas induzem ao funcionamento regular do intestino, o que oferece um melhor processo de digestão, levando à eliminação de toxinas e protegendo contra radicais indesejáveis. A jaca ainda pode ser uma opção de lanche pouco calórico, auxiliando no controle das porções consumidas. Mas cuidado, se consumida em quantidade, mais de uma xícara de jaca em uma refeição, pode contribuir para o ganho de peso devido a quantidade de açúcar.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário