Marcadores

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Como evitar rugas e pés de galinha na região dos olhos?

NUNCA ESQUEÇA DO FILTRO SOLAR

É clichê, mas é verdade. O uso diário de protetor solar é indispensável e, de preferência, um que seja específico para o rosto. A não utilização do filtro acelera o envelhecimento precoce, provocando o surgimento de rugas e linhas de expressão. Por isso, um protetor, com ao menos FPS 15, deve ser aplicado sempre, mesmo com chuva ou dias nublado
Quando expostos a luz solar forte, os olhos tendem a fechar, enrugando o rosto, favorecendo especialmente pés de galinha na região. Assim, é recomendado usar óculos escuros, com lentes com proteção UVA e UVB, principalmente em dias ensolarados. Quem força os olhos para enxergar, também ajuda o aparecimento de linhas de expressão, por isso é essencial consultar um oftalmologista. O problema também pode aparecer em quem tem o hábito de franzir - ou até fechar - os olhos ao sorrir.

FIQUE LONGE DO CIGARRO


Um grande inimigo, não só da pele, como da saúde de forma geral, é a nicotina. Por isso, fique longe do cigarro! Quem fuma aumenta em cinco vezes as chances de envelhecimento precoce da pele, pois a nicotina dificulta a oxigenação. Além disso, algumas pessoas que fumam têm tendência de contrair os olhos para evitar que a fumaça entre, o que também acelera o aparecimento das linhas de expressão.

CREMES PARA OS OLHOS

As rugas e linhas de expressão costumam aparecer e ficarem mais nítidas em peles ressecadas. E depois de um dia com exposição ao sol, frio e poluição, a hidratação é essencial. Existem produtos específicos para os olhos, pois a área é bastante delicada e alguns hidratantes comuns podem ter componentes prejudiciais para a região. Passe o creme suavemente, massageando com a ponta dos dedos.

TURBINE A HIDRATAÇÃO

Para ampliar os benefícios da hidratação e prevenir o aparecimento de rugas, invista em cremes com vitamina C, que age contra os radicais livres. Quem já possui algumas linhas de expressão, pode aplicar hidratantes com ácido hialurônico, que preenche os pés de galinha; e derivados da vitamina A, como retinol, retinaldeído e ácido retinoico, que têm um efeito de renovação celular leve. Os cosméticos a base de retinol são vendidos livremente. Mas os derivados - indicados para casos mais severos - devem ter prescrição médica, pois podem ter efeitos colaterais.

UMA VARIEDADE PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS

Existem procedimentos que melhoram e acabam com as rugas e as linhas de expressão. Um deles é o peeling, indicado a partir dos 25 anos. Com a descamação da derme, a produção de elastina e colágeno é estimulada. Outro é a toxina botulínica, injeção não cirúrgica que bloqueia os sinais nervosos musculares, suavizando ou eliminando temporariamente as linhas de expressão. Já o preenchimento é indicado em casos mais acentuados, com depressão ou rugas profundas, preenchendo o espaço entre as células.
  • Receita de esfoliante de farinha de milho e limão: você precisará de suco de um limão, uma colher de açúcar, uma colher de farinha de milho, duas colheres de água de rosas e algumas gotas de óleo essencial de limão. Misturar a farinha com a água de rosas até formar uma pasta bem homogênea. Agregar o açúcar, o suco e, por último, o óleo essencial. Misturar tudo e aplicar no rosto mediante massagens circulares. Deixar agir por alguns minutos e lavar bem com água fresca. Colocar um tônico para fechar os poros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário