Saiba reconhecer os primeiros sintomas da Febre de Chikungunya
A febre chikungunya é um doença causada pela picada de mosquitos Aedes aegypti, o mesmo mosquito da dengue, ou Aedes albopictus, que provoca sintomas parecidos com os da dengue, como febre e dor nas articulações, por exemplo, mas que não gera complicações graves, nem hemorragia.
O diagnóstico da febre chikungunya pode ser feito por um clínico geral através do exame de sangue e ajuda a orientar o tratamento da doença.
Sintomas da febre chikungunya
Os sintomas da febre chikungunya surgem 3 a 7 dias após a picada do mosquito e incluem:
- Febre alta, superior a 39º C que surge de forma repentina;
- Intensa dor nas articulações de forma simétrica: dor nos dois pulsos, nos dois joelhos, por exemplo.
- Cansaço excessivo;
- Hipersensibilidade à luz;
- Dores de cabeça constantes;
- Vômitos e diarreia.
Os sintomas da febre chikungunya, normalmente, diminuem cerca de 7 dias após o início do tratamento, mas o cansaço pode se manter por várias semanas e a dor no corpo e nas articulações pode permanecer por meses.
Febre chikungunya na gravidez
A doença pode passar para o bebê durante o parto e, aparentemente, a cesariana não é capaz de prevenir a infecção, o que sugere que a contaminação pode ocorrer durante a gestação.
O bebê quando é contaminado pode apresentar sintomas como febre, não querer mamar, ter inchaço nas extremidades das mãos e dos pés, além de manchinhas na pele e possibilidade de convulsões e meningoencefalite.
Como tratar a febre chikungunya
O tratamento para febre chikungunya dura cerca de 1 mês e é feito com o uso de remédios para a febre, como Paracetamol, e analgésicos, como o Acetaminofeno, que é suficiente para controlar a febre, cansaço, dor de cabeça e a vermelhidão nos olhos.
A duração do tratamento depende da idade do indivíduo infectado, sendo que jovens demoram, em média, 7 dias a curar, enquanto os idosos podem demorar vários meses porque tem maior risco de desenvolver artrite.
Durante o tratamento para febre de chikungunya os os pacientes devem ser mantidos dentro de um mosqueteiro, porque assim eles não contaminam mosquitos que podem picar outras pessoas.
Prevenção da febre chikungunya
A prevenção da febre chikungunya deve ser feita com a utilização de calças e camisetas de manga comprida, redes nas portas e janelas da casa e mosqueteiros e repelentes para dormir. Esses cuidados são importantes porque não existe nenhuma vacina contra a febre chikungunya.
Nenhum comentário:
Postar um comentário